Cannabis e câncer de mama: suporte no alívio dos sintomas

No Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. No mundo, uma em cada dez será afetada por ele em algum momento. Durante este mês a campanha Outubro Rosa alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Apesar de existirem várias opções de tratamento químico, radiológico e cirúrgico de grande sucesso, o foco da pesquisa atual é encontrar uma intervenção não cirúrgica eficaz e com efeitos colaterais mínimos para tornar melhor a vida de quem luta contra o câncer. 

E por mais notável que possa parecer, a cannabis vem sendo estudada para este fim. Já existem evidências reais, confiáveis e crescentes sugerindo que a cannabis no tratamento do câncer de mama pode retardar o crescimento de tumores e ser aliada no combate a efeitos colaterais como dores, náuseas e vômitos.

Algumas pesquisas recentes revelaram que a planta não oferece vantagens apenas para aliviar muitos dos sintomas associados ao câncer, mas a substância também pode ter um efeito positivo nos próprios tumores. Verificou-se que os canabinóides suprimem o crescimento de tumores de câncer de mama em pacientes com formas avançadas da doença, por outro lado, há indicações de que também poderiam ajudar aqueles com estágios iniciais do câncer de mama.

Mas lembre-se mesmo que a cannabis seja uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida de pacientes com a doença, a maior e melhor aliada é sempre a prevenção.Então, aproveite o mês “Outubro Rosa” e realize o autoexame.

Quanto mais cedo a doença é descoberta maiores são as chances de o tratamento ser eficiente e a paciente ser curada. Se você tem mais de 20 anos faça o autoexame e se você tem mais de 40, procure a unidade de saúde mais próxima e marque uma mamografia.Em seu estágio inicial, o câncer de mama pode ser assintomático, portanto, não se deve esperar pelo aparecimento de sintomas.


Vamos começar
O tratamento?

Agendar consulta

Quer receber as novidade sobre a UIDi?
Cadastre-se

    Tire suas dúvidas
    (11) 5197-4020